Blog de Viagem

Deserto dourado

Entrando no estado de Western Australia suspiramos de alívio quando o ar quente eleva o moral e o sentimento de distância percorrida está agora a mesma tanto atrás quanto à frente. Nós viramos um pouco ao norte para evitar o tempo frio, a chuva e vento que pegou a costa sul todo o caminho de Melbourne para Perth. Tudo é completamente novo para nós ao dirigirmos para as famosas cidades gêmeas por fazer ou desfazer a vida de qualquer um que procura ouro em sua terra vermelha e seca. Os dias de glória de Kalgoorlie-Boulder começaram em 1893, quando três Irlandeses sortudos tropeçaram em 100 onças de ouro ao parar para substituir a ferradura de um de seus cavalos.

A corrida do ouro de Kalgoorlie que se seguiu foi impressionante em tamanho. Homens vieram aos milhares de todo o mundo para viver em barracos feitos de juta, lona e ferro ondulado na sua busca de riquezas do ouro. Mas o custo humano foi elevado como muitos vieram mal preparados para as duras condições, alimentação inadequada, falta de água, falta de saneamento e suprimentos médicos escassos. Milhares de pessoas morreram de sede, fome e doença por beber água contaminada. Era uma época em que a água era mais preciosa do que o ouro. No entanto, histórias de fama e fortuna continuaram a se espalhar. Dentro de poucos anos, 93 hotéis e 8 cervejarias tinham sido estabelecidos e a população das cidades gêmeas aumentou para mais de 30.000. Os “mineiros” de todo o mundo que chegavam aos montes garantiram as fortunas e o desenvolvimento futuro da Austrália Ocidental.

Por necessidade, um dos principais desenvolvimentos veio em 1903 através de um engenheiro inovador chamado Charles Yelverton O’Connor. O’Connor foi o responsável pela concepção e construção de um gasoduto que iria fornecer água limpa e fresca de Mundaring, ao lado de Perth, todo o caminho até Kalgoorlie, uma distância de quase 600km. O “Cano de Ouro” ainda está em uso hoje e continua a ser a tábua de salvação da região. Das tendas de juta de garimpeiros dos tempos iniciais às modernas casas de tijolo e telha de hoje, as cidades gêmeas de Kalgoorlie-Boulder continuam a transbordar de emoção e vitalidade, e ainda são considerados uma cidade de riqueza e oportunidades. Kalgoorlie-Boulder: uma história tão rica e crua em uma terra tão transformada pelo homem para a riqueza e glória.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.

WhatsApp chat