Blog de Viagem

Uma nova fronteira

Um pulinho ao longo da fronteira entre Victoria e Austrália do Sul abre um novo território para explorarmos. Mount Gambier é uma cidade apenas a poucos passos da fronteira deste grande estado do sul, mas as influências dos estados vizinhos Território do Norte e Austrália Ocidental já podem ser sentidas. A geologia calcária encontrada ao longo da Great Ocean Road é ligada por aqui, mas de uma forma mais explosiva. O famoso Lago Azul de Mount Gambier é o resultado de uma série de eventos geológicos. Deslocamento das falhas, rocha fundida, uma mesa de água elevando-se, a pressão de vapor e uma série de explosões maciças criou a paisagem porosa pela qual esta região é famosa. Ciência à parte, os indígenas locais, os Booandik, têm uma história muito mais interessante:

A história conta sobre Craitbul , o gigante ancestral do Povo Booandik, que há muito tempo construiu um forno no Monte Muirhead para cozinhar para sua esposa e família. Ao ouvir a voz do pássaro-espírito “Bullin” advertindo-os do espírito do mal “Tennateona”, eles fugiram para um outro local, onde construíram um outro forno (Mount Schank). Mais uma vez estavam assustados com a ameaça do espírito maligno e se mudam para “Berrin”, onde eles novamente fizeram seu forno (Mount Gambier). Um dia, a água subiu e o fogo se apagou. Eles cavaram outros fornos, mas toda vez a água subiu apagando as chamas. Isso ocorreu quatro vezes (o Vale do Lago, Lago Azul, Lago de Browne e Mutton Lake). Finalmente Craitbul e sua família se estabeleceram em uma caverna no lado de pico “Berrin”.

Mesmo dentro da própria cidade e logo atrás da prefeitura há dolinas, que são o resultado de um sistema de caverna desmoronado. Colonizadores europeus, desde então, acrescentaram seus próprios toques a estas dolinas, criando lindos e suntuosos jardins dentro de alguns deles.

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.

WhatsApp chat